terça-feira, agosto 07, 2012

Vitaminadas!



Oi, meninas! Todas aí sabem que a beleza se constrói de dentro pra fora - mesmo a física. Portanto, as vitaminas são essenciais no nosso processo de beleza. Cabelos mais brilhosos, pele mais sedosa, dentes bonitos: tudo isso, devemos a esses compostos químicos, que são as vitaminas. Para dar uma mãozinha pra vocês, reunimos as principais vitaminas, essenciais e especiais para a nossa boa estética. Olhem só:

Vitamina B1 (ou tiamina). 
É importante para recuperar os músculos da fadiga, que, produzida pelo excesso de atividade física ou pelo estresse, acelera o envelhecimento e reduz o viço da pele. Principais fontes: cereais integrais, soja, castanhas e sementes como as de girassol e abóbora.

 Vitamina B2 (ou riboflavina).
Age na regeneração e na cicatrização dos tecidos (pele e mucosas) e participa na atividade das enzimas ligadas à tireóide (que, em desequilíbrio, pode levar a alterações no peso). Principais fontes: leite e derivados, carnes magras, ovo, cereais, verduras e legumes.
 Vitamina C (ou ácido ascórbico).
Atua na formação do colágeno, que é importante na cicatrização e na firmeza da pele. Age também como antioxidante. Principais fontes: frutas cítricas e legumes frescos que possam ser comidos crus.
 Vitamina E (ou tocoferol).
Trata-se de um antioxidante por excelência, pois protege as células dos danos e das agressões dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento cutâneo. Principais fontes: alimentos integrais, frutas oleaginosas (castanhas e sementes) e azeite de oliva.
Ácido pantotênico
Funciona na regulação dos processos de suprimento de energia, promovendo o desenvolvimento dos tecidos (pele e mucosas), corrige a saúde das unhas e a queda de cabelo e combate o estresse físico e mental. Principais fontes: leite e derivados, cereais, carnes, farinha de soja, vegetais verde-escuros e cogumelos.
Inositol
Auxilia na transmissão dos impulsos nervosos, melhora a comunicação cerebral, atua na memória, estimula o crescimento do cabelo, corrige alterações da pele, reduz o colesterol, transforma gordura em energia. Principais fontes: vegetais, frutas, cereais integrais e lecitina de soja.


NUTRIENTE
ONDE ENCONTRAR
AÇÃO NA PELE
Vitamina A
Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados
Antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos 
Betacaroteno
(pró-Vitamina A)
Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego, tomate
Funções idênticas às da Vitamina A, porém ser exercer a toxicidade da Vitamina A. 
Vitamina C
Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate
Protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno
Vitamina E
Abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha do Pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho
Antioxidante, atua na membrana celular e protege a ação da Vitamina C 
Magnésio
Nozes, leguminosas, milho, cenoura e alimentos do mar
Melhora a troca entre as células, atua na formação de tecidos, participa da contração e relaxamento muscular 
Selênio
Grãos integrais, peixes, castanha do Pará
Antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos 
Zinco
Algas, ostras, leite e iogurte, carnes, grãos
Aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico 
Licopeno
Tomate, molho de tomate, suco de tomate, morango, goiaba vermelha, melancia
Antioxidante, atua na cicatrização de microcortes, previne câncer de próstata
Ômega 3
Salmão, bacalhau, sardinha, atum, sementes de linhaça 
Melhora as reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos 
Polifenóis 
Sementes de uva, ameixa, suco de uva, vinho tinto
Combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos 


Lembre-se sempre, que uma dieta acompanhada por um bom nutricionista, exercícios físicos regulares e atitudes positivas, fazem um bem danado ao nosso corpo e auto-estima. Ame-se sobretudo. Cuide-se sempre.




Um comentário:

  1. Post muito bom, devemos sempre estar atento aos micro nutrientes que ingerimos.
    Criei um blog novo, agora como nutricionista.
    Dê uma passadinha lá.
    Bjusss...
    pratosaudavel.blogspot.com

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